Er...





Um momento singelo hoje: garota de 12 anos, chorando muito, desejosa por uma conversa.

- Que foi, doce?

- (lágrimaaass e lágrimaaass... testa apoiada na mão)

- Vou esperar até quando tiver preparada pra falar, tá?

- Tia, tenho 12 anos e minha menstruação ainda não chegou! Eu tenho muita vergonha de falar essas coisas... Mas meu medo é maior dela me pegar desprevenida! E se estou numa festinha, e de repente ela chega e todo mundo...tipo...ficar me zuando?! O Q VOU FAZER? Você sabe o que é isso? Uma coisa estranha me atormentar dessse jeito, não avisa a hora que vem e eu ser obrigada a tê-la?!

E, numa fração de segundos... voltei a um sentimento de infância (é...eu tive sensações estranhas na minha primeira mestruação tbm! ^^ ). Diminui de posto e de nomes que dou à mim mesma, naveguei no meu ser e vi o quanto sou comum, uma criança crescida somente. Que também tenho medos, principalmente do desconhecido. Vi a falta que faz a inocência, a 'liberdade' (liberdade dita aqui como sem obrigações de 'adulto' e vivida em atitudes espontâneas)...
As preocupações e as catástrofes de "gente grande" angustiam e endurecem o coração. O individualismo,o egoísmo e a soberba se consolidam aí. Com isso, se torna difícil dar valor e ouvir à quem está iniciando na jornada que você mesmo já sabe de "có e salteado" (também pode-se perceber esse caso na maioria dos relacionamentos de pais e filhos) ; com as cerviz enrijecidas não pausamos para olhar pra dentro e ver que temos os mesmos medos, muitos outros até, e que não somos super-heróis ("Nem sim, nem não, muito pelo contrário!"), mas demasiadamente humanos ...
Tirando o grande estrago que o crescer pode trazer, é tão interessante ver as coisas de cima, com olhos de quem conseguiu superar o mesmo ocorrido... Ufa!


E, olhando para ela, eu sorria de canto de boca, enquanto contava minha experiência vivida na mesma idade e mostrava que não era tão desastroso menstruar e qual a sua importância para a mulher (apesar de ter seu terrorismo sim: A MALDITA TPM e o incômodo de ter sangue escorrendo de dentro de você sem parar! Fora as escapadas que a QUERIDA menstruação dá, podendo lhe causar grandes constrangimentos diante das pessoas)...

Ela sorriu:
- Tia, por quê você está rindo?

E eu PENSEI:
- Porque você me mostrou que a vida é muito mais do que trabalho, relacionamentos problemáticos e contas à pagar... Que tudo é válido, todas as sensações são válidas, e o que importa de verdade é o que você pode ser depois de tudo isso...



PS.: Pra você entender um pouco mais sobre a tal da TPM -
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=247&sec=14

8 comentários:

  1. Me vi agora!
    Eu com 12 anos de idade,ainda brincava de boneca e certo dia parei para pensar na "bendita" menstruação.Todas as minhas amigas já tinham menstruado e eu ainda não.Comecei a imaginar como seria quando o dia tão "temido" chegasse.Falando sério...Para mim seria o terror se ela chegasse na escola.
    Parecia até que eu estava pressentindo.Antes que eu completasse 13 anos ela chegou quando eu estava na sua casa.Kkkk...Me balançando na rede,lembra?
    Você ficou tão feliz,falando um monte e eu sem ação nem para providenciar um absorvente ^^
    Hoje,depois de muitos anos,ainda ando atordoada perguntando para as amigas:Tá sujo aí atras? Elas já sabem o que é...
    Mesmo com tantas preocupações de ADULTO,no fundo,no fundo,em nós mulheres ainda existe a menina "medrosa".

    ResponderExcluir
  2. Como me esqueceria disso?!
    Lembro sim... uma rodinha de sangue na rede, e eu admirada porque vc havia virado mulher e como sua vida seria dali em diante (eu estava com o quê na cabeça?! oÔ ) ^^

    E esses código femininos são a salvação mesmo: "DESFARÇA E OLHA!" "TÁ SUJO AÍ?"

    haisuhaisuas

    A menina "medrosa"... sempre...!

    ResponderExcluir
  3. Eu n tive medo pq n sabia direito o q era ..minha mãe sempre falava , se vc sangrar n tenha medo , vá no banheiro e se limpe , só q n sabia exatamente o q ela dizia ..um dia antes da menstruação chegar senti muita cólica , mas só tinha sido esse dia ..no outro dia ela chegou , eu tinha 11 anos , só fiquei chateada pq tinha virado moça e tinha q ter mais cuidado comigo , depois de meses a tal da cólica veio e isso junto com a tpm me atrapalha muito hoje pq às vezes deixo de fazer algumas coisas , até por encômodo e dor

    ResponderExcluir
  4. hahaha

    Desabafos de fêmeas! =x

    É a nossa vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk....
      o que dizer em um momento como esse?
      vou ter uma filha e não saberei o que dizer, nesse momento tanto ela quanto eu, estaremos em queda livre em uma situação de desconforto... eu o.0 e ela ;_;
      o que dizer...

      Ass. Luiz Felipe

      Excluir
    2. Pois é, Felipe. Se intere! hahaha

      Excluir
  5. Esse é um dos verdadeiros sinais para a gente ver que está crescendo, que a gente tá deixando de ser aquela criança, que só queria saber de correr, brincar e no final do dia cair no sono no colo dos pais! Olhar o presente de outra maneira, começar a encarar as coisas com mais formalidade e seriedade, o quâo chato é isso?!! Tenho saudades da época que eu não tinha preocupações, desde as pequenas( sujou a roupa de menstruação) até as maiores! Saudades de poder ter a inocência e ingenuidade da criança. Pois agora, quando maior, o mundo nos obriga a deixarmos de ser tão ingênuas e abrir os olhos para tudo ao nosso redor, pois não temos mais os olhos dos nossos pais o tempo todo para nos proteger do exterior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho, muitas saudades. rs
      Ser grande é uma tarefa difícil.
      Muita verdade no que vodcê diz, Bela.

      Excluir