[ Explanando, resumidamente, as lâminas de Roscharch são lâminas com borrões de tinta sem significação, mas seguem características próprias quanto a proporção, cor, luminosidade, ângulo, equilíbrio espacial. Aquele que vê é que significa-as a partir da ativação mental de rápida associação, voluntária ou involuntária de imagens mentais que fazem parte de sua complexa configuração de afetos e idéias, projetando, assim, o que tem como história. É utilizado como teste projetivo, para avaliação de estrutura de personalidade, revelam como cada indivíduo pode representar a realidade para si, seus recursos intelectuais, dados do desenvolvimento psíquico, das articulações intrapsíquicas e da sua natureza de relação interpessoal. ]
Estudando as lâminas, passei por momentos de tensão (é difícil ver a realidade oculta do outro, e de si mesmo):
Fig 1 - PARA UMA LINDA JOVEM DE SEUS 20 E POUCOS ANOS...- O que você vê? ( perguntei rindo, levando na brincadeira... afinal de contas não era para ser sério, não tinha perfil de consulta. Nem poderia!)
- Ahhh! Vejo nada! hahaha! Coisa de maluco! MANCHAS!
...[passado 1 min]... Vejo uma mulher nua, assustada, deitada na cama, com seus pés e pernas amarrados a cada ponta dela.
** Veja a parte branca no meio do desenho, seria a tal mulher... e o fundo preto, a cama.
OBS.: No final das contas, ela lembrou de um caso muito forte na infância : Foi abusada aos 5 ou 6 anos, por um rapaz maior de 18 anos. Não chegou ao ato sexual, mas temeu isso. Ele acuava ela em um quarto e a obrigava a beijá-lo, de todas as maneiras possíveis... até com um bocal de caneta 'Compact'. O maior medo dela hoje: ser estuprada! Sua maior queixa: Nunca conseguiu se entregar de verdade a seus relacionamentos amorosos. oO
Fig. 2 - PARA UMA MULHER ADULTA- O que você vê?
- Difícil, viu? Muito Colorido! rs [...20 seg...] Dois revólveres acima, unidos e o sangue escorrendo de cada um. E dois revólveres abaixo, menores e unidos também...mas com algo verde escorrendo, pode-se dizer sangue também? rs E essas manchas todas ao lado, só entendo como sangue espirrado... como se tivesse sido de um soco e tiros... não sei...!
** A imagem cinza em cima no centro são os revólveres unidos, e a mancha vermelha q segue é o 'sangue'. No centro abaixo, quase transparente meio acinzentado está os outros revólveres menores, e o 'sangue' verde.
OBS.: Sua infância foi vivida no meio de muita violência de bairro e doméstica. Além disso, desde sua juventude é espancada pelo marido, e até hoje vive com ele. =/ No dia a dia, é muito assustada. Tem medo de ser assaltada e de bala perdida. E qualquer grito ou discussão alta, já é motivo para tensão interna, sente medo, e fica estática...
Fig 3. PARA UM GAROTO DE 12 ANOS-O que você vê, tchuquinho? [Tchuquinho foi péssimo, neah? Pra descontrair... QUEBRA-GELOoO! Se não ele não ía me responder, esse menino não pára quieto! Tinha que fazer alguma manha com ele... haisuahsiaus]
- (imediatamente) Duas crianças carregando água do rio... Uma de frente para a outra, cada uma com um balde na mão e tá muito pesado! Tem suor em cima da cabeça delas, vermelho. E no meio das duas, parece... uma borboleta voando para ir embora, para cima! É... e vermelha também!
* É... acho que é isso!
* as manchas pretas laterais seriam as crianças, inclinadas, com as mãos segurando os baldes, e a mancha entre os baldes o rio. As manchas nas laterais acima, o sangue vermelho. E a mancha ao centro, entre as pretas, a borboleta vermelha voando.
OBS.: Garoto trabalha desde os 7 anos para seus pais, que precisam de um 'officeboy' para sua empresa de água mineral, e por não terem condições, exigem do filho trabalhos braçais e favores de uma distância a outra.

Hey! VOCÊ FALA DO OUTRO...mas, NA VERDADE AQUELE OUTRO É VOCÊ!
...Sabemos nada do outro, e muito menos de nós mesmos...
E vocês, me relatem... O que podem ver?